Há muitos mitos sobre empreendedorismo digital sendo discutidos hoje em dia. Será mesmo que dinheiro é o suficiente para ter um negócio de sucesso? Ou será que as ideias e a criatividade são os componentes base para um bom empreendedor?
É comum que escutemos sempre “tenho várias ideias, mas não tenho dinheiro”. Pensando em desvendar esses mitos do empreendedorismo digital, preparamos esse artigo para você. Abaixo você confere os principais mitos sobre o assunto. Boa leitura!
Mito 1 sobre empreendedorismo digital: é preciso de muito dinheiro para abrir uma empresa
Mito. Os valores necessários para abrir uma empresa não são inalcançáveis ou impossibilitam o sonho de ser um empreendedor. Você só precisa de um investimento mínimo, que inclua o capital de giro para organizar as finanças.
Nessa etapa, é essencial que você tenha um plano de negócios e também condutas positivas. Geralmente, os empreendedores de sucesso possuem as seguintes características:
- Visão de longo prazo;
- Iniciativa;
- Correm riscos calculados;
- Possuem comprometimento com as próprias ideias;
Então, basicamente, é mais importante que você tenha conhecimento e ideias. O dinheiro é apenas um complemento.
Mito 2 sobre empreendedorismo digital: os resultados serão rápidos e fáceis de serem conseguidos
Mito. Infelizmente, não há uma fórmula mágica para ganhar dinheiro na internet. É preciso trabalhar bastante, fazer bons cursos, boas leituras e estar sempre atualizado com as tendências do mercado.
É necessário que você dedique algumas horas do seu dia para atualizar os seus conhecimentos. Dessa forma, será possível que você tenha um bom desempenho com o seu empreendimento.
No empreendedorismo digital há uma grande flexibilidade. Afinal, você não precisa se deslocar até o seu local de trabalho. Não é necessário pegar trânsito e muito menos bater ponto. Porém, isso não significa que você vai trabalhar menos e conseguir resultados mais rápidos.
Várias pessoas desistem no meio do caminho por achar que o empreendedorismo digital é fácil e rápido de se obter resultados. Elas acreditam que com pouco investimento e algumas mínimas horas de trabalho já irão começar a ganhar bastante dinheiro. Só que não.
Mito 3 sobre empreendedorismo digital: o negócio pode ser criado e deixado no “piloto automático”
Mito. Nenhum negócio funciona no piloto automático e não vai ser o empreendedorismo digital que vai funcionar. Para que um negócio cresça, é preciso muita dedicação, foco e estratégia por parte do empreendedor.
Sabe aquela ideia de que o profissional vai estar na praia enquanto as vendas estarão acontecendo sem parar? Não é assim que funciona. Se você quer abrir um negócio online e lucrar com ele, você vai precisar investir tempo para fazer dar certo.
Obviamente, há várias automatizações que você pode aplicar no seu negócio para que os resultados sejam melhores. Porém, mesmo com essas automatizações, é preciso que você monitore os resultados.
É apenas olhando esses indicadores que você vai poder tomar as melhores decisões para colocar o seu negócio para frente. Além disso, tenha cuidado com as facilidades que o mercado apresenta para você. Como disse, são facilidades. O trabalho maior sempre será seu.
Mito 4 sobre empreendedorismo digital: empreender no Brasil não é vantagem nenhuma
Obviamente, o cenário brasileiro tem algumas dificuldades. As taxas de tributos são altas, há burocracias e etc. Porém, você também tem como enxergar boas oportunidades no Brasil.
- Mercado carente e com uma área de atuação vasta;
- O brasileiro gosta de empreender, é flexível e não tem medo de arriscar;
- Culturalmente há uma grande força de trabalho;
- Os horários são mais flexíveis;
- Gerar emprego e renda;
- Ter autonomia para trabalhar e adquirir posturas de acordo com sua preferência;
Mito 5 sobre empreendedorismo digital: seu negócio precisa estar em todas as mídias sociais
As mídias sociais são realmente importantes para divulgar o seu negócio. Porém, isso não significa que você precisa estar presente em todas. Isso porque, de nada adianta estar presente em todas as redes sociais se você não vai levar conteúdo de qualidade para o seu público.
Por isso, o ideal é que você se concentre em uma ou duas redes sociais. Procure saber quais são as que mais te trazem resultado e invista nelas.
Mito 6 sobre empreendedorismo digital: o empreendedor faz o que quer
Empreender não é apenas administrar, ditar regras e pronto. Há uma liberdade quando falamos do modelo de gestão, porém há limites que precisam ser seguidos para não comprometer a empresa.
As ações do empreendedor precisam estar de acordo com a necessidade do cliente. É ele que vai ditar as regras. Ele é a pessoa mais importante da sua empresa. Você pode até fazer o que quiser, desde que o seu cliente aprove.
Mito 7 sobre empreendedorismo digital: não é preciso ter conhecimento sobre gestão
Além de ter ideias criativas e dinheiro para começar a investir, você também precisa conhecer sobre gestão. Você deve entender sobre finanças, fluxo de caixa e outros elementos administrativos. Para isso, você precisa ter um plano de negócios, que vai te ajudar nessas atividades.
Agora você sabe quais são os sete maiores mitos do empreendedorismo digital. Mas não se preocupe. Se você souber gerir e administrar o seu negócio, os resultados virão.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários